Instituto Pensar - Trump ameaça banir TikTok nos EUA

Trump ameaça banir TikTok nos EUA

por: Eduardo Pinheiro 


Medida ocorre após as autoridades americanas mostrarem preocupação com a possibilidade do TikTok ser usada como ferramenta da inteligência chinesa

Foto: BBC

O presidente americano, Donald Trump, afirmou na sexta-feira (31) que irá proibir a rede social TikTok nos Estados Unidos, por ter fortes vínculos com a China. A plataforma se tornou uma preocupação para autoridades americanas, que acreditam no uso da ferramenta pela inteligência chinesa.

Trump disse a repórteres que viajavam com ele no avião presidencial Air Force One que vai anunciar medidas neste sábado (1º) contra o popular aplicativo de compartilhamento de vídeos. No entanto, o presidente não antecipou as medidas, mas disse que poderia usar "poderes econômicos de emergência” ou "uma ordem executiva” para banir o TikTok nos EUA.

Entre os aplicativos mais populares do mundo, o TikTok pertence à ByteDance, uma empresa com sede na China. Com cerca de um bilhão de usuários, a Microsoft estava negociando para adquirir a rede social, cujo valor poderia alcançar dezenas de bilhões de dólares.

O The Wall Street Journal e a agência de notícia Bloomberg informaram que Trump já determinou a venda das operações americanas do TikTok. A empresa responsável pela rede social nega qualquer vínculo com o governo de Pequim.

Coleta de dados

Uma espécie de de versão resumida do YouTube, o TikTok permite que usuários postem  vídeos de até um minuto e escolham entre um enorme banco de dados de músicas e filtros. A possibilidade de trocar mensagens privadas também está disponível entre os usuários.

Recentemente, o aplicativo gerou dúvidas sobre sua coleta de dados dos usuários. Segundo revelação, o TikTok estaria lendo regularmente as áreas de transferência – o conteúdo de "copiar e colar” – dos usuários.

Mas coleta geral do TikTok é comparável a outras redes sociais que buscam coletar dados, como o Facebook. Dezenas de outros aplicativos, incluindo Reddit, LinkedIn, New York Times e BBC News, possuem o mesmo regulamento.

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: